Dra. Ana Claudia Montezino - CRN 5510

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Não perca a forma no inverno!

 ü      Abuse de chás para manter o corpo hidratado e aquecido, sabores indicados: 
chá com gengibre, chá com canela, de casca de abacaxi com hortelã, e de outras ervas 
em geral. Use a criatividade!

ü      As frutas secas ou desidratadas são uma boa opção em substituição aos doces.

ü      Nos horários fora da refeição que tiver fome, consuma sementes oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim, macadâmia, castanha do Brasil), mas não abuise pois estes são alimentos bem calóricos.

ü      Não abuse no consumo de massas e pães. Prepare sopas saborosas com legumes 
 e hortaliças, acompanhe com azeite extra virgem e um pouco de linhaça ou gergelim sobre o prato, eles podem melhorar o sabor e manter a saciedade por mais tempo, além de contribuir com mais nutrientes para seu prato.

ü      Mantenha o consumo de água, seu corpo precisa ficar hidratado para evitar o ressecamento da pele, cabelos e lábio;

ü      Alimentos que aquecem o corpo e ajudam na queima de gordura: canela em pó, gengibre, açafrão, chá verde – nos intervalos das refeições (máximo 3 xícaras ao dia), pimenta (fruto), chocolate amargo (30g).

ü      A noite se der aquela gula prepare fruta cozida ou assada (banana, maçã ou pêra) com canela OU tome 1 xícara de chá quente com bolacha integral salgada.

ü      Um filminho em casa pode significar comer pipoca, para evitar que contenha muita gordura prepare no microondas com o milho comum (de panela).
Receita 1) colocar 1 porção (punhado) de milho no saco de pão (papel) e programar o microondas entre 2 a 4 minutos.
Receita 2) colocar 1 a 2 punhados de milho em um refratário e para cada punhado acrescentar 1 colher de sopa de água, programar para 4 minutos.

ü      Esporadicamente pode ser consumida 1 taça de vinho tinto.

ü      No almoço e  jantar se sentir mais fome aumentar a quantidade de legumes cozidos e grãos, evitar consumir mais fritura ou carboidratos (massa., arroz, pão etc).

APROVEITE O INVERNO DE MANEIRA MAIS SAUDÁVEL E SEM EXAGEROS!