Dra. Ana Claudia Montezino - CRN 5510

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Compulsão por comida gordurosa é como vício em cocaína, diz estudo

Saiu no Jornal Destak, vale a informação... só não podemos nos justificar e manter o exagero!
Boa Leitura e ótimo Final de semana!


Ana Claudia Montezino - Nutricionista

A matéria...

 Os mecanismos do corpo que provocam vício em drogas são os mesmos que geram compulsão por alimentos calóricos. Com isso, deixar de comer comidas gordurosas é como um viciado recusar cocaína, mostra uma pesquisa feita pelo Scripps Research Institute nos Estados Unidos.
De acordo com o estudo, realizado em camundongos, as partes do cérebro responsáveis pelo prazer se deterioram gradualmente, conforme o consumo de alimentos calóricos vai aumentando.
Assim, essa região cerebral responde cada vez menos aos estímulos. Nas cobaias, a baixa resposta provocou um aumento cada vez maior no consumo de alimentos. Consequentemente, os animais se tornaram obesos rapidamente.
O mesmo estudo foi feito com heroína e cocaína.
Nos dois casos, o comportamento dos camundongos foi o mesmo que o registrado com o consumo de alimentos gordurosos, como bacon, salsichas e cheesecakes "No estudo, os animais perderam completamente o controle sobre o seu hábito de alimentação, o primeiro sinal de vício. Eles continuaram comendo demais mesmo quando sabiam que receberiam choques elétricos, mostrando o quão estimulados eles estavam para consumir a comida", afirmou Paul Kenny, que coordenou a pesquisa, publicada no jornal Nature Neurosciense.
No entanto, quando o cardápio foi substituído por comidas mais saudáveis, parte dos camundongos preferiu não se alimentar, segundo Kenny.

Nenhum comentário:

Postar um comentário