Dra. Ana Claudia Montezino - CRN 5510

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

GESTAÇÃO E NUTRIÇÃO: Combinação perfeita para mãe e seu bebê




Nutrientes são fundamentais para a boa formação do bebê e também para manter uma gestação saudável além de preparar o corpo da mãe para a amamentação. Durante a gravidez, as necessidades nutricionais da mulher ficam aumentadas para a formação dos componentes da gestação, para o crescimento do feto e para formar as reservas que serão utilizadas pela mãe e bebê, durante a lactação. Bons hormônios, funcionamento intestinal e um aumento de peso adequado, garantem o bem estar da mulher que se prepara para o parto. Excesso de peso não é igual a oferta de nutrientes, ao contrário pode significar excesso de gordura e carência nutricional, a mesma carência pode ocorrer com a mãe que se preocupa demais com a dieta, e pouco com a nutrição.
O ideal é que a gestante aumente o consumo de vitaminas e minerais por meio de uma alimentação balanceada, a orientação com profissional capacitado garante que não haja aumento de energia através do aumento no consumo de carboidratos, que normalmente são os mais procurados quando ocorre aumento da fome.
O nutricionista é o profissional indicado para orientar a alimentação de acordo com a necessidade de cada mulher, já que a gestação acarreta transformações constantes em um corpo que tem sua individualidade. Idade gestacional, rotina diária, hábito alimentar, prática ou não de exercícios, saúde e peso deverão ser analisados individualmente para compor uma orientação adequada. Ainda assim resta avaliar a necessidade de suplementação, exemplos importantes de nutrientes habitualmente suplementados são ferro e ácido fólico, vitamina B12 entre outras também devem manter uma taxa adequada. Desta forma fica claro que mais do que “comer por 2”, é fundamental ter “saúde para 2”, neste caso dedique um tempo especial para a alimentação, e procure a orientação de um profissional caso haja alguma dificuldade.


Ana Claudia Montezino - Nutricionista - CRN3 5510

Nenhum comentário:

Postar um comentário